Menu

Cloud Atlas - A Viagem

26 fevereiro 2014


Confesso que no inicio fiquei receosa com Cloud Atlas, comecei a assistir algumas vezes mas o filme não me prendia de imediato, sempre perdia o foco mas com um pouquinho de esforço o filme ganhou toda a minha atenção e me vi assistindo pela terceira vez. É, é um filme complexo e as vezes você vai ficar perdido mas cada segundo vale a pena. É dos irmãos Wachowski, aqueles que fizeram Matrix, então se você gosta de filmes fáceis e com muitos efeitos visuais, esse definitivamente não é um filme pra você.


Cloud Atlas é um filme difícil de se explicar com palavras, apesar de ter sido baseado no livro homônimo do escritor David Mitchell. Cinco histórias se desenrolam através milhares de anos, desde um navio em 1849 até um mundo pós apocalíptico em 2321. Nessas histórias os mesmos atores interpretam diversos personagens relevantes ou não para o contexto geral. A ideia central do filme, é justamente a viagem de algumas vidas através do passado, futuro e presente e como a existência delas continuava a a impactar o período em que vivia, de maneira boa ou ruim e estavam "predestinadas" a deixar uma marca. Todas as histórias são levemente interligadas e atenção total é necessária para entender cada pontinha solta do filme. 


E o filme não é só uma história bonita, é uma reflexão filosófica, espiritual e até social, não pode nem de longe ser comparado com Matrix mas cumpre a proposta e ainda diverte o expectador que fica surpreso ao ver a mudança radical de alguns personagens. Eu estou obcecada com o filme, me pego constantemente criando teorias e encaixando as peças do quebra cabeça, além de ainda estar digerindo o final do filme que é belo e triste ao mesmo tempo.


É um filme que vale a pena ver e tirar suas próprias conclusões, infelizmente o livro não foi traduzido para o português (Alô Editoras!) mas você pode se aventurar na leitura em inglês:


Alguém ai já viu Cloud Atlas? Quais são as teorias?

Beijos!



comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
.